Mesmo com toda a liberdade para desenvolver o trabalho em casa, sua equipe precisa de direcionamento. Mas como fazer isso de forma eficiente e produtiva?
A grande transformação de mentalidade que eu vejo é a mudança de deixar de gerenciar as rotinas (meios) e focar na entrega dos resultados (fins). Pensando nisso preparei sete conselhos para gerenciar sua equipe que trabalha remotamente:
CONSELHO 01 – Defina objetivos claros
É fundamental que seus funcionários saibam exatamente o que a empresa deseja, individualmente e da equipe
CONSELHO 02 – Determine uma rotina
A empresa deve criar uma rotina com diretrizes e regras, mesmos que cada um tenha um método próprio para cumpri-las
CONSELHO 03 – Crie um cronograma de trabalho
É importante que todos saibam as prioridades das tarefas, seus responsáveis e os prazos de entrega
CONSELHO 04 – Promova reuniões presenciais
Sistematicamente promova encontros presenciais para divulgar ações, avaliar e compartilhar resultados
CONSELHO 05 – Estabeleça uma comunicação transparente
Mantenha um canal direto e eficaz de comunicação, use ferramentas simplificadas que tenham conexão rápida
CONSELHO 06 – Mantenha uma gestão próxima
A distância não deve ser jamais um impedimento para a comunicação e a solução dos problemas que surgirem
CONSELHO 07 – Preocupe-se com o bem estar dos funcionários
Nem sempre o funcionário tem toda a infraestrutura para trabalhar remotamente, cabe ao gestor perceber essas e ajudar na eliminação dessas limitações
Fonte: Intelligenza IT & Business Solutions
Você é trabalhar com equipes remotas? Compartilhe sua experiência, opiniões e boas práticas conosco!