Um dos maiores desafios das empresas é manter uma boa comunicação entre seus funcionários. Afinal, sem comunicação não há como alinhar estratégias com equipes e líderes, não há como formar vínculos importantes, passar feedbacks…
Porém essa tarefa ficou ainda mais difícil quando aplicada no teletrabalho, em que há muita troca de mensagens e pouco olho no olho. Abre-se margens para interpretações equivocadas e mal entendidos entre os colegas.
Para driblar isso, hoje eu trouxe esse assunto com 08 conselhos que funcionam muito bem com meus Mentorados e que tenho certeza de que funcionarão muito bem para você:
1 – Deixe claras as expectativas
Nada é tão claro quando se está a distância, invista tempo na discussão e entendimento das expectativas.
2 – Use bem as ferramentas disponíveis
Existe uma infinidade de ferramentas para comunicação online, utilize as que permitam interações abertas, continuas e diretas.
3 – Aposte na comunicação olho no olho
As pessoas valorizam e precisam ver um rosto amigo de vez em quando, faça contatos individuais e sistematizados.
4 – Na dúvida, escolha comunicar mais do que menos
Prefira comunicar mais do que menos quando estiver em dúvida, assim diminui a chance de suposições erradas.
5 -Deixe claro como e quando podem falar com você
Organize e defina uma agenda de atendimento, isso melhora muito a produtividade e reduz a ansiedade.
6 – Crie o hábito de responder prontamente
Responda prontamente e-mails, chamadas e correio de voz, no trabalho remoto as pessoas tem mais consciência do tempo.
7 – Resolva os problemas maiores com uma ligação
Para grandes problemas, ligue, isso evita interpretações equivocadas principalmente das mensagens de textos.
8 – Mantenha também os seus hábitos casuais de comunicação
Se você costumava conversar diariamente com seus colegas, faça isso também remotamente, mantenha o senso de normalidade.
E lembre-se: “Comunicação não é o que você fala, mas o que o outro compreende do que foi dito”, Claudia Belucci.