Você já percebeu em uma entrevista de trabalho, que há um novo enfoque na avaliação das competências dos profissionais?
Antes a ênfase era normalmente nas habilidades lógico matemáticas, porém a partir dos estudos do psicólogo Daniel Goleman, inicia-se o foco nas habilidades intra e interpessoais, essas duas esferas compõe o conceito de Inteligência Emocional.
Habilidades Intrapessoais
- Autoconhecimento emocional;
- Controle emocional;
- Automotivação.
Habilidades Interpessoais:
- Empatia;
- Saber se relacionar interpessoalmente.
Goleman, psicólogo que desenvolveu estudos sobre o assunto, pontua que a capacidade de lidar com as esferas intra e interpessoais é um dos fortes determinantes de sucesso ou fracasso na carreira.
A Inteligência Emocional é dividida em cinco competências que são:
- Autoconhecimento pessoal;
- Controle emocional;
- Automotivação;
- Reconhecimento de emoções em outras pessoas;
- Relacionamentos interpessoais.
Outro ponto importante é evitar fugir das situações desconfortáveis, porque elas ajudam o profissional a desenvolver habilidades que podem ser importantes para o crescimento na carreira. Ou seja, ainda que as experiências e cursos formais continuem a ser cobrados, para se diferenciar no trabalho é fundamental ser capaz de dominar as próprias emoções e de interpretar as necessidades e momentos atravessados pelos colegas.