Fico pensando o quanto pessoas me ajudaram na construção de minha trajetória profissional, principalmente no início dela. O aprendizado e o desenvolvimento profissional pode levar muito tempo, ou pode ser acelerado dependendo de quem está a sua volta.
Construímos uma carreira consolidando cada passo, mas o diferencial para o sucesso poderá ser a velocidade com que isso acontece. Se conseguirmos acelerar a consolidação dessa trajetória, certamente teremos um diferencial competitivo nesse mercado tão exigente e concorrido.
Meu grande desafio profissional foi aos 26 anos quando fui promovido à “Chefe de Seção de Produção”, pelo nome do cargo percebe-se que faz algum tempo. Aproveitei muito a experiência e os conselhos dos meus gestores, eles foram os meu mentores informais.
Teve um em especial que foi meu primeiro “espelho profissional”, ele repetia sempre que eu reclamava de alguma coisa: “tudo que eu aprendi em 40 anos aqui nessa empresa, tu tens a obrigação de aprender em 04 anos, hoje tem muita tecnologia, muita facilidade, tu está estudando, e eu vou te ensinar os atalhos que os livros não ensinam”.
Referência, inspiração, dedicação, compromisso com o desenvolvimento das pessoas.
Será que ele sabia que era um grande Mentor?